Implantado em 26 de julho de 2021, o serviço de atendimento virtual do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral ultrapassou a marca de 42 mil atendimentos. Atualmente, o Saae de Sobral conta com uma ferramenta de inteligência artificial (sigla em inglês IA).
Conhecida como Sara, a IA inicia todos os atendimentos realizados por meio das redes sociais (WhatsApp, Instagram e Facebook) e, quando necessário, transfere o atendimento para um atendente real.
A ferramenta foi implantada após estudos realizados dentro da autarquia. Antes da ferramenta, a média de atendimento mensal era incerta. No primeiro mês, com o auxílio da tecnologia, foram realizados 350 atendimentos; já no último mês, foram atendidos 2.270 clientes por meio da plataforma.
Através do número de Whatsapp (88) 98132.8599, a população sobralense tem um sistema que conta com emissão de 2ª via da fatura, pedidos de ligações de água ou de esgoto, informações sobre falta ou vazamento de água e de esgoto, transferência de titularidade, declarações técnicas, agendamento para atendimento presencial, se preferir, entre outros assuntos.