Relatório final do estudo realizado para o diagnóstico e cadastramento das redes de saneamento de Sobral foi apresentado ao Diretor-Presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), Júnior Balreira, e à Secretária de Urbanismo e Habitação Evysdanna Gomes de Paula, na quinta-feira, 20 de fevereiro.
O cadastro das redes de saneamento, elaborado pela empresa Planal Engenharia, atualiza informações sobre a rede de distribuição de água e esgoto de Sobral, que passam a compor um banco de informações amplo, com dados georreferenciados e descrição detalhada de poços de visita, galerias e demais estruturas. “Os dados atualizados sobre a rede permitirão, por exemplo, identificar o tipo de material utilizado na época da implantação, ligações clandestinas e outras fragilidades, o que vai otimizar o serviço e permitir a ampliação de novas redes em atendimento à demanda do município”, explica o diretor-presidente do SAAE, Júnior Balreira.
Em março, deverá ser realizada uma capacitação para as equipes que integram a nova gestão do SAAE visando aprimorar o conhecimento sobre a infraestrutura cadastrada e garantir maior eficiência na gestão dos serviços de saneamento.