O Diretor-presidente do SAAE Sobral Júnior Balreira participou do evento realizado em Fortaleza envolvendo autarquias de 34 municípios do Ceará
O diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE) Júnior Balreira participou na segunda-feira, 10 de março/2025, em Fortaleza, do Seminário Universalização: um desafio para os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (Saaes). O evento é realizado pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), em parceria com as Microrregiões de Água e Esgoto (MRAEs) e com a Secretaria das Cidades.
De acordo com a Arce, o evento teve como objetivo “reforçar com as prefeituras as diretrizes necessárias à universalização dos serviços, além de alinhar as obrigações dos prestadores quanto às normas de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)”.
O diretor-presidente do SAAE Sobral reafirmou o compromisso com as boas práticas na prestação desse serviço essencial à população. “Estamos participando deste seminário atentos às normas e diretrizes legais, sempre com o objetivo de melhorar sempre os serviços prestados pelo SAAE Sobral”, afirmou Júnior Balreira.
O Marco Legal do Saneamento Básico, aprovada em 15 de julho de 2020 por meio da Lei nº 14.026/2020, estabelece que, até 2033, 99% da população brasileira deve ter acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. Em 34 municípios do Estado do Ceará, o serviço de água e esgoto é de responsabilidade das autarquias, denominadas SAAE.
A partir de janeiro de 2024, a Arce passou a ser a reguladora única dos serviços de água e esgoto no Estado do Ceará, de acordo com votação unânime dos colegiados das três MRAEs (Centro-Norte, Oeste e Centro-Sul).
Na foto o presidente do SAAE Sobral, Júnior Balreira, e o presidente da Arce, João Gabriel Laprovítera Rocha.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Arce.