Equipe educadores socioambientais do Programa de Educação Socioambiental Sobral Nossa Casa esteve no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), nos dias 4 e 5 de setembro/2025 apresentando o Programa da Coleta Seletiva Solidária na Administração Pública e orientado como as repartições públicas do município devem se adequar para cumprir as normas que regem o Programa da Coleta Seletiva Solidária na Administração Pública.
Na quinta-feira, dia 4, a visita foi às instalações da Estação de Tratamento de Água (ETA Sumaré), tirando dúvidas sobre o programa. Na sexta-feira, dia 5, a equipe do Programa Sobral Nossa Casa esteve na Sede Administrativa do SAAE, no centro da cidade. O trabalho será feito também nas instalações da Divisão Operacional do SAAE, no Bairro Dom Expedito.
Foto: Equipe de educadores socioambientais do Programa de Educação Socioambiental Sobral Nossa Casa durante visita à ETA Sumaré.
Como entidade da administração pública municipal indireta, o SAAE integra o Programa da Coleta Seletiva Solidária na Administração Pública, instituído pelo Decreto Municipal n° 3.713, de 27 de junho de 2025, conforme prevê a Lei Municipal n° 1.598, de 01 de dezembro de 2016, que dispõe sobre obrigatoriedade da Coleta Seletiva nas repartições públicas no Município de Sobral, sejam elas municipais, estaduais e federais.
Foto: Equipe de educadores socioambientais do Programa de Educação Socioambiental Sobral Nossa Casa durante visita à Sede Administrativa do SAAE.
Em todas as repartições, deverá ser feita a separação dos resíduos reutilizáveis e recicláveis e a destinação para associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis cadastradas no município de Sobral.
O Decreto nº 3.713/2025 estabelece, ainda, que deve ser instituída uma Comissão Setorial da Coleta Seletiva, responsável pelo planejamento, implantação e monitoramento das ações e por manter contato com as organizações de catadores de materiais recicláveis que realizarão a coleta desses materiais.