A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) encerrou na tarde de quinta-feira, 25 de setembro/25, a oficina de trabalho voltada aos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAEs) da Microrregião de Água e Esgoto da Região Oeste do Estado. O evento foi realizado no auditório da Escola de Saúde da Família Visconde de Saboia em parceria com o SAAE Sobral e teve a participação do seu Diretor-Presidente, Júnior Balreira, que abriu os trabalhos pela manhã. “É um momento importante para debatermos e para que todos os SAAEs estejamos atualizados sobre as Normas Regulamentadoras que serão aplicadas pela Arce”, afirmou Júnior Balreira.
Participaram, também, gerentes e diretores do SAAE Sobral e representantes dos SAAEs dos municípios de Crato, Granja, Itapajé, Jijoca de Jericocoara e Nova Russas.
O objetivo da oficina foi “alinhar práticas e discutir pontos estratégicos do Marco Regulatório do Saneamento”.
Dentre os temas apresentados na oficina, estão a Política Tarifária para os SAAEs; Balanço da regulamentação das Normas de Referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); Balanço dos Diagnósticos dos SAAEs 2024/2025; e Planos de Investimento Simplificados e Cadastro.
Nesta sexta-feira, 26 de setembro, o Gerente de Regulação da ARCE, Alceu Galvão, esteve reunido com diretores e gerentes do SAAE Sobral, quando foram discutidos pontos importantes relacionados às tarifas e formas de cobrança dos serviços de saneamento, conforme estabelecido pelas resoluções da ARCE.
A reunião teve como objetivo promover maior alinhamento entre as instituições e buscar formas de aprimorar a comunicação com a população sobralense sobre esses temas, garantindo transparência e compreensão dos critérios de regulação.
O representante da ARCE também se comprometeu a agendar novos encontros, com foco em esclarecer dúvidas e aprofundar o diálogo com a comunidade local.