Na manhã desta sexta-feira (22/09), a Diretoria Financeira do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sobral deu um passo significativo rumo à modernização dos processos administrativos. Tendo como base a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC), regulamentada pelo Decreto n.º 10.947, de 25 de janeiro de 2022, a equipe de gestores e especialistas reuniu-se para traçar os alicerces do Plano de Contratação Anual (PCA), que é uma ferramenta de governança que consolida todas as contratações que o Saae pretende realizar no ano subsequente. Além disso, o PCA possibilita ter uma visão sistêmica sobre todas as demandas de compras dos órgãos públicos.
Sob a liderança do diretor financeiro, Leon Torres, o PCA emerge como um instrumento de destaque na promoção da transparência e no aprimoramento da governança pública. Este plano, elaborado com detalhes, é fruto de um processo de planejamento que integra representantes de diversos setores do Saae.
Torres ressalta o compromisso da instituição com a transparência e eficiência. “Todo o nosso trabalho será disponibilizado ao público, acessível por meio da página oficial da autarquia, e os procedimentos serão observados rigorosamente durante a realização de licitações e na execução dos contratos”, disse.
A importância do PCA transcende a mera obrigatoriedade legal, ele se configura como uma peça fundamental na redução de desperdícios e de falhas, na busca constante pelo aprimoramento na gestão de aquisições e de contratos e, sobretudo, no delineamento de orçamentos mais realistas. O Saae de Sobral demonstra, assim, o compromisso com uma administração eficaz e alinhada com as mais recentes diretrizes legais.